Fechar

@InCollection{PazBranRaym:2020:CePaPa,
               author = "Paz, Mariana Gutierres Arteiro da and Branco, Evandro Albiach and 
                         Raymundo, Maria Henriqueta Andrade",
                title = "Cen{\'a}rios Participativos a partir da Educa{\c{c}}{\~a}o 
                         Ambiental",
            booktitle = "Educar para a sustentabilidade: vis{\~o}es de presente e 
                         futuros",
            publisher = "Editora Na Raiz",
                 year = "2020",
               editor = "Grandisoli, E. and Souza, D. T. P. and Jacobi, P. R. and Monteiro, 
                         R. A. A.",
                pages = "84--99",
              address = "S{\~a}o Paulo",
             keywords = "Cen{\'a}rios participativos, pesquisadores populares, 
                         pr{\'a}xis, pedagogia da altern{\^a}ncia, reflexividade.",
             abstract = "Abordagens participativas para constru{\c{c}}{\~a}o de 
                         cen{\'a}rios, concebidos a partir de vis{\~o}es do futuro, 
                         v{\^e}m ganhando espa{\c{c}}o e sendo amplamente utilizadas na 
                         {\'a}rea ambiental, no contexto de transi{\c{c}}{\~a}o para 
                         sustentabilidade. Nesse contexto, o cen{\'a}rio desenvolve-se 
                         mediante a discuss{\~a}o de trajet{\'o}rias (que consideram 
                         a{\c{c}}{\~o}es e obst{\'a}culos) que ligam o futuro 
                         visualizado ao presente atrav{\'e}s de m{\'e}todos de 
                         back-casting. Considerando a complexidade das quest{\~o}es 
                         socioambientais da bacia do rio Para{\'{\i}}ba do Sul dadas as 
                         press{\~o}es exercidas pelas demandas das Regi{\~o}es 
                         Metropolitanas de S{\~a}o Paulo e do Rio de Janeiro, aliada 
                         {\`a} conjuntura institucional e aos cen{\'a}rios de 
                         mudan{\c{c}}as ambientais , foi proposto um processo formativo a 
                         partir de atores sociais do trecho paulista a essa bacia com o 
                         objetivo de tra{\c{c}}ar cen{\'a}rios e trajet{\'o}rias para a 
                         mesma. Esse processo tomou por base elementos, princ{\'{\i}}pios 
                         e ferramentas da educa{\c{c}}{\~a}o ambiental, de forma a 
                         construir conhecimentos de maneira coletiva e, consequentemente, 
                         contribuir para a aprendizagem social dos participantes. O 
                         processo formativo materializou-se como uma estrat{\'e}gia de 
                         mobiliza{\c{c}}{\~a}o dos atores sociais da bacia, com o 
                         objetivo de forma{\c{c}}{\~a}o de pesquisadores populares a 
                         partir do processo de constru{\c{c}}{\~a}o de cen{\'a}rios. 
                         Para fomentar o engajamento dos atores envolvidos, foi 
                         constru{\'{\i}}da uma metodologia h{\'{\i}}brida inspirada na 
                         ci{\^e}ncia cidad{\~a}, educa{\c{c}}{\~a}o popular, 
                         pr{\'a}xis e pedagogia da altern{\^a}ncia. Esta metodologia 
                         propiciou, al{\'e}m da forma{\c{c}}{\~a}o dos participantes em 
                         t{\'e}cnicas, m{\'e}todos e processos de diagn{\'o}stico e 
                         progn{\'o}stico, a coprodu{\c{c}}{\~a}o de um diagn{\'o}stico 
                         socioambiental participativo e de cen{\'a}rios e trajet{\'o}rias 
                         para a bacia hidrogr{\'a}fica do Para{\'{\i}}ba do Sul.",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                 isbn = "9786588109021",
                label = "lattes: 7492853195439690 2 PazBranRaym:2020:CePaPa",
             language = "pt",
           targetfile = "paz_cenarios2.pdf",
        urlaccessdate = "18 maio 2024"
}


Fechar