@InCollection{PazBranRaym:2020:CePaPa,
author = "Paz, Mariana Gutierres Arteiro da and Branco, Evandro Albiach and
Raymundo, Maria Henriqueta Andrade",
title = "Cen{\'a}rios Participativos a partir da Educa{\c{c}}{\~a}o
Ambiental",
booktitle = "Educar para a sustentabilidade: vis{\~o}es de presente e
futuros",
publisher = "Editora Na Raiz",
year = "2020",
editor = "Grandisoli, E. and Souza, D. T. P. and Jacobi, P. R. and Monteiro,
R. A. A.",
pages = "84--99",
address = "S{\~a}o Paulo",
keywords = "Cen{\'a}rios participativos, pesquisadores populares,
pr{\'a}xis, pedagogia da altern{\^a}ncia, reflexividade.",
abstract = "Abordagens participativas para constru{\c{c}}{\~a}o de
cen{\'a}rios, concebidos a partir de vis{\~o}es do futuro,
v{\^e}m ganhando espa{\c{c}}o e sendo amplamente utilizadas na
{\'a}rea ambiental, no contexto de transi{\c{c}}{\~a}o para
sustentabilidade. Nesse contexto, o cen{\'a}rio desenvolve-se
mediante a discuss{\~a}o de trajet{\'o}rias (que consideram
a{\c{c}}{\~o}es e obst{\'a}culos) que ligam o futuro
visualizado ao presente atrav{\'e}s de m{\'e}todos de
back-casting. Considerando a complexidade das quest{\~o}es
socioambientais da bacia do rio Para{\'{\i}}ba do Sul dadas as
press{\~o}es exercidas pelas demandas das Regi{\~o}es
Metropolitanas de S{\~a}o Paulo e do Rio de Janeiro, aliada
{\`a} conjuntura institucional e aos cen{\'a}rios de
mudan{\c{c}}as ambientais , foi proposto um processo formativo a
partir de atores sociais do trecho paulista a essa bacia com o
objetivo de tra{\c{c}}ar cen{\'a}rios e trajet{\'o}rias para a
mesma. Esse processo tomou por base elementos, princ{\'{\i}}pios
e ferramentas da educa{\c{c}}{\~a}o ambiental, de forma a
construir conhecimentos de maneira coletiva e, consequentemente,
contribuir para a aprendizagem social dos participantes. O
processo formativo materializou-se como uma estrat{\'e}gia de
mobiliza{\c{c}}{\~a}o dos atores sociais da bacia, com o
objetivo de forma{\c{c}}{\~a}o de pesquisadores populares a
partir do processo de constru{\c{c}}{\~a}o de cen{\'a}rios.
Para fomentar o engajamento dos atores envolvidos, foi
constru{\'{\i}}da uma metodologia h{\'{\i}}brida inspirada na
ci{\^e}ncia cidad{\~a}, educa{\c{c}}{\~a}o popular,
pr{\'a}xis e pedagogia da altern{\^a}ncia. Esta metodologia
propiciou, al{\'e}m da forma{\c{c}}{\~a}o dos participantes em
t{\'e}cnicas, m{\'e}todos e processos de diagn{\'o}stico e
progn{\'o}stico, a coprodu{\c{c}}{\~a}o de um diagn{\'o}stico
socioambiental participativo e de cen{\'a}rios e trajet{\'o}rias
para a bacia hidrogr{\'a}fica do Para{\'{\i}}ba do Sul.",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
isbn = "9786588109021",
label = "lattes: 7492853195439690 2 PazBranRaym:2020:CePaPa",
language = "pt",
targetfile = "paz_cenarios2.pdf",
urlaccessdate = "18 maio 2024"
}